O primeiro passo é retirar os relógios, joias e acessórios, como anéis e pulseiras. Depois, higienize muito bem as mãos e faça uso corretamente dos EPIs, incluindo a luva. Após essa preparação, agora, sim, chegou o momento de organizar a mesa.
A lógica é que a mesa seja montada da esquerda para a direita, com os instrumentos por ordem de uso. Dessa forma, deixe pronto:
- Kit para exame clínico
- Carpule
- Cabo de bisturi
- Descoladores
- Sindesmotomo
- Tesoura metzenbaum reta
- Cinzéis
- Martelo
- Alavanca
- Fórceps
- Alveolotomo
- Lima para osso
- Cureta de Lucas
- Porta-agulha
- Pinça Dietrich
- Tesoura para sutura
No meio da mesa, é onde ficam os materiais auxiliares, como os afastadores Minnesota, abaixador, afastadores Farabeuf e pinças Backaus.
Adicione, também, pinças e tesouras auxiliares. No final da mesa, coloque os materiais de consumo, como duas cubas, seringa e agulha descartável, fio de sutura, gases, anestésico tópico, hidratante labial (vaselina), anestésico, lâmina de bisturi e gazes esterilizadas.
Após a mesa pronta, lembre-se de deixar todas as pontas dos instrumentos viradas para o tampo. Dessa forma, você diminui os riscos de se machucar enquanto faz o atendimento.
Assista ao vídeo do canal Semente Leão e confira, visualmente, como é realizada a montagem da mesa e de alguns instrumentais.