Dicas de Finanças em Tempos de Pandemia

Finanças é autoconhecimento!

Para começar, consulte seu orçamento pessoal e profissional – se não tem um, chegou a hora de fazer. É preciso enxergar com o máximo de precisão para onde está indo seu dinheiro em todas as esferas.

Pense também nos próximos dois ou três meses para ter mais visibilidade do que será necessário fazer.

Receita e Salário

Seja cauteloso nesse momento. É melhor estimar um valor abaixo para que a surpresa seja positiva lá na frente!

Corte Gastos e Negocie

Com a lista de gastos em mãos, é preciso diminuí-la o máximo possível, mas como?

Peça Redução ou Peça Adiamento

Às vezes o parceiro/fornecedor não pode fazer um, mas pode fazer outro. Negocie, converse e pense no que fica melhor para as duas partes.

Todos estão sabendo da atual situação, para o parceiro/fornecedor é importante não perder o cliente. Não tenha medo de negociar, é bem possível que eles aceitem uma redução ou adiamento de contas, como aluguel e outros serviços.

  • Tudo o que puder ser cortado, precisa ser. Não é hora de gastar com coisas que não são essenciais ou que podem esperar. A ideia é atravessar a pandemia com os menores danos possíveis.

  • Todos os investimentos que seriam feitos no seu consultório, se não forem essenciais para o funcionamento, devem ser postergados. Se puder devolver algo ou um serviço, faça.

  • Se você ou seu consultório tiverem caixa, é hora de usar. Evite ao máximo fazer dívidas à toa. Se uma das duas esferas puder emprestar para a outra, faça e anote para devolver depois. Misturar as contas não é o ideal, mas o cenário atual exige isso.

Idéias para um Consultório mais Produtivo e Rentável

Parcerias são mais que bem-vindas agora! Muitos profissionais perderão o emprego ou fecharão consultórios. Mais gente atendendo com você diminui seus custos com o ambiente e pode ser positivo pelo menos até o movimento normalizar.

  • Priorize pessoas que você conhece e que façam trabalhos complementares aos seus.

  • Emprestar ou compartilhar equipamentos pode ser uma boa para todos. Fica mais barato para você e ajuda a economizar onde for possível.

Formação do Preço do seu Serviço para Continuar Atraindo Pacientes

Essa é uma questão delicada, pois seus pacientes também estão enfrentando a crise, tentando adiar tudo o que for possível.

Tenha essa informação em mente para entender que a negociação de preço mudou de patamar. É preciso entender o que o paciente pode pagar e como ele pode pagar para não perdê-lo. Deixe todas as portas abertas e, se necessário, ganhe um pouco menos para ganhar alguma coisa.

Conseguindo uma boa negociação com parceiros/fornecedores será mais fácil repassar isso para os clientes no preço. Lembre-se que em um momento tão imprevisível como esse, queremos gastar menos e podemos receber menos também.

Autor: Teco Medina.