Limpeza Dental:

dos Dentes às Gengivas

A limpeza dental, ou profilaxia dos dentes, vai além de manter a saúde das gengivas e limpar os dentes. Conheça os procedimentos e novas técnicas desta consulta essencial para manter dentes e gengivas sempre em dia.

Limpeza dental, porque ela é tão importante para você

Nos dias atuais, dispor de algumas horas do nossos dia para uma consulta de revisão ao dentista pode ser quase impossível. E quando se fala de uma simples consulta odontológica para limpeza dos dentes, a agenda do dia-a-dia parece ficar ainda mais apertada.

A limpeza dental é uma consulta simples e que não toma mais do que uma hora do seu tempo. Além de remover tártaro e manchas superficiais, ela é essencial à prevenção e manutenção da saúde das gengivas, mucosas e recuperação estética da superfície dos seus dentes. Veja uma pequena lista sobre a importância da profilaxia odontológica de manutenção:

✓ remoção de manchas e recuperação do brilho dos dentes;

✓ remoção do tártaro e placa bacteriana acumulados internamente às gengivas;

✓ monitoramento da retração gengival e saúde das gengivas;

✓ exame clínico para detecção de cárie dentário e infiltrações cariosas;

✓ exame preventivo dos lábios, língua e mucosas de revestimento (bochechas);

✓ adoção de novos hábitos de higienização de dentes e gengivas

Profilaxia diz bem mais sobre a limpeza dental

Talvez você nunca tenha percebido, mas a maioria dos dentistas prefere o termo profilaxia à limpeza dental. E, na verdade, esta é mesmo a forma ideal para descrever um procedimento que tem como principal função a prevenção de doenças – especialmente as provocadas pelo acúmulo de placa bacteriana como a gengivite e a periodontite.

A gengivite e a periodontite, para facilitar, podem ser compreendidas como uma mesma doença, porém em estágios diferentes. A principal diferença é que na, periodontite, ocorre uma perda irreversível do osso que suporta as raízes dentárias. Além dos danos às gengivas e desconfortos como o sangramento gengival e inchaços frequentes, ambas podem ter consequências que vão muito além da cavidade oral.

Provas da influência sobre a saúde geral pela gengivite e periodontite podem ser vistas através das inúmeras pesquisas científicas que vêm mostrando a relação da infecção gengival causada pelas bactérias da placa bacteriana com a intensificação da diabetes, alteração na produção de serotonina (depressão), alteração no percurso normal da gestação (parto prematuro), infarto cardíaco e até mesmo a forma como a metástase de certos neoplasias ocorrem – dados mais do que suficientes para a consulta periódica para limpeza dental.

A gengivite tem como causa as bactérias provenientes da placa bacteriana e tártaro.

Remova manchas dentárias com novas técnicas

A incorporação de manchas sobre o esmalte dentário, a camada mais superficial dos dentes, é inevitável à maioria das pessoas. Além dos próprios pigmentos provenientes dos alimentos ou mesmo das bactérias presentes na cavidade oral, atuam para facilitar o amarelamento e manchamento dos dentes a erosão superficial provocada por bebidas alcóolicas, frutas e sucos cítricos, refrigerantes e até mesmo iogurtes – em alguns casos, até mesmo irreversíveis.

Novos sistemas para limpeza dental vem melhorando o resultado da limpeza dental para remoção de manchas superficiais. Mais efetivos, podem até mesmo dispensar o clareamento dental profissional para casos de amarelamento menos intenso além de conferir maior polimento ao esmalte dentário – uma fator essencial para diminuir a velocidade do amarelamento e escurecimento dos dentes pelos corantes provenientes da dieta do dia-a-dia.

Limpeza dental: novos materiais para remoção de pigmentos provenientes da dieta.

Monitore a retração gengival

A retração gengival já é um dos principais motivos para consultas ao dentista. Entre suas principais causas estão a periodontite e o trauma gengival por uso inadequado da escova dentária – este, fácil de ser resolvido através da adoção de escovas dentárias macias e novos hábitos de higienização oral.

O aparecimento de gengivas retraídas requer monitoramento por medição, algo simples e que pode ser realizado a cada consulta periódica para limpeza dos dentes. As funções deste procedimentos é verificar a velocidade de progressão da retração das gengivas e necessidade para adoção de tratamentos preventivos que podem incluir até mesmo a cirurgia plástica gengival para recobrimento de raiz dentária exposta – em casos mais severos, associada ao enxerto gengival.

O monitoramento da retração gengival é parte da consulta para limpeza dental.

Periodicidade da limpeza dental não é exatamente de 6 em 6 meses

De quanto em quanto tempo a limpeza dental é necessária? Para a maioria dos dentistas, as consultas de profilaxia dental intervaladas a cada 6 meses podem ser o suficiente para manter os dentes limpos e as gengivas saudáveis – mas nem sempre este intervalo é adequado a todo mundo.

A periodicidade da limpeza dental é diferente para cada indivíduo. Características pessoais como maior suscetibilidade a doenças gengivais, facilidade para acúmulo de placa bacteriana e tártaro e alimentação rica em corantes – como chimarrão ou cigarros – determinam intervalos diferentes entre as consultas de profilaxia dentária.

Se para alguns indivíduos a rechamada ao dentista, uma vez ao ano, é suficiente para manter as gengivas saudáveis e a superfície dental livre de manchas, para outros o intervalo entre as consultas pode ser de apenas 3 meses. Este pode ser o caso, por exemplo, dos pacientes periodontais – com perdas ósseas já significativas e suscetibilidade elevada para o aparecimento da doença – ou ainda os portadores de próteses dentárias fixas que trazem desafios à remoção adequada de placa bacteriana sob suas estruturas em porcelana.

Cuidado: jato de bicarbonato e ultrasson costumam riscar seus dentes

Equipamentos como o jato de bicarbonato de sódio e o ultrassom trazem praticidade e rapidez à remoção de tártaro e manchas pelo dentista – mas quase sempre acompanhados de agressão à superfície dos dentes.

Diversas pesquisas científicas vêm mostrando como a ação destes dois equipamentos durante a limpeza dentária resultam em dentes riscados e mais porosos – nem sempre perceptíveis a olho nu. Apesar de seguros aos dentes, trazem como desvantagem a maior facilidade e rapidez para acúmulo de manchas e placa bacteriana sobre dentes. Em outras palavras: quanto mais estes equipamentos são utilizados, mais rápida a velocidade de manchamento dos seus dentes.

Atualmente, novos materiais para polimento dental e remoção de manchas trazem resultados mais efetivos e mais seguros para recuperar a cor e brilho dos dentes, sem riscos para desgates e erosão do esmalte dentário provenientes do jato de bicarbonato de sódio com partículas grandes ou equipamento de profilaxia dental por ultrassom com vibração inadequada.

Microabrasão dental, o “peeling” do esmalte dentário

Para resultados de limpeza dental ainda mais eficientes, combine este procedimento com a microabrasão dental, o “peeling” que remove desde pigmentos mais resistentes à remoção a alterações congênitas na estrutra do esmalte restritas às camadas mais superficiais.

Entre as indicações da microabrasão dental como complemento da profilaxia está a remoção de manchas provocadas por hipoplasia do esmalte – manchas brancas cujas causas vão desde traumas ou febre elevado durante a formação do dente, na infância – ou a fluorose, esta causada pelo consumo excessivo de flúor durante a fase embrionária dos dentes.

A microabrasão dental, por outro lado, pode exigir várias consultas para casos mais severos de manchamento. Apesar de ser um procedimento seguro, a exposição prolongada do esmalte dentário à abrasão química e mecânica característica da técnica exige diagnóstico cuidadoso com relação à real efetividade na recuperação de dentes com alterações na estrutura do esmalte dentário.

A microabrasão dental pode ser combinada à limpeza dos dentes para remover manchas mais complexas.

Prevenindo o câncer bucal e outras doenças

Entre os procedimentos realizados na consulta para limpeza dental está o exame das mucosas que revestem bochechas, palato e língua, uma etapa importante para a detecção precoce do câncer bucal e diversas outras doenças que acomentem a cavidade oral.

Clareamento dental instantâneo é técnica rápida

O clareamento dental, na técnica caseira com moldeiras transparentes, pode ser sinal de sensibilidade dental, tempo de tratamento elevado e descorto. Para estes indivíduos, a técnica realizada em consultório é cada vez mais indicada seja pela praticidade ou pelos resultados clareadores cada vez mais rápidos e eficientes.

O clareamento dental realizado em uma única consulta é ideal para acompanhar a limpeza dental. Acrescentando apenas 30 minutos à profilaxia dental, a técnica ajuda na remoção de manchas mais profundas e não traz sensibilidade pós-operatória aos dentes – mais do que indicada para recuperar dentes amarelados e escurecidos em indivíduos cuja recessão gengival não permite a técnica caseira.

Obrigado por consumir nosso conteúdo!

Se você gostou desse tema, compartilhe com seus colegas de profissão.

Queremos ouvir você! Quais temas você deseja ler aqui no blog Laboratório GR?