Placa de bruxismo no tratamento da dor: tipos, eficácia e uso

A placa de bruxismo tem eficácia comprovada no tratamento da dor na face, cabeça e do pescoço. Veja o que é a placa de bruxismo, como ela funciona no tratamento da dor orofacial, quais são os tipos disponíveis, com usá-las, qual a sua eficácia no tratamento da dor e outras informações no tratamento da dor associada ao bruxismo.

O que é a placa de bruxismo?

A placa de bruxismo é um dispositivo de uso intrabucal originalmente desenvolvido para evitar desgates e fraturas nos dentes, que são dois problemas comuns ao bruxismo. 

Encaixada quase sempre na arcada superior, ela deve ser utilizada todos os dias, principalmente à noite, quando o bruxismo é mais intenso. Nos casos mais severos do bruxismo, ou durante os períodos de surto deste distúrbio (dores intensas), a placa também pode ser usada durante o dia, até que as dores cessem.

O bruxismo como causa para a dor na face, na cabeça e no pescoço

Uma variedade de dores na face, cabeça e pescoço tem como causa o bruxismo. Elas aparecem como resultado da força excessiva aplicada aos músculos localizados nestas áreas, resultando em frequentes lesões como as contraturas e as distensões musculares duas lesões musculares doloridas e que costumam durar muitos dias.

Além disso, o bruxismo também age potencializando as dores na região do ouvido, onde está localizada a articulação temporomandibular, a ATM, uma estrutura composta por músculos, ligamentos articulares, vasos sanguíneos e, principalmente, nervos.

Isto geralmente acontece em pacientes que já possuem o distúrbio da ATM, já que as pesquisas científicas mais recentes demonstram que provavelmente o bruxismo não possa causar alterações nas estruturas da ATM.

Prevalência da dor associada ao bruxismo é elevada

A prevalência de dor associada ao bruxismo é elevada. Na média, os estudos apontam que 37% dos indivíduos acometidos pelo distúrbio apresentam algum tipo de dor na face, cabeça e pescoço. Em uma parte menor destes indivíduos, as dores estão presentes em mais de uma região.

Quanto à intensidade, a dor pode variar de leve a intensa. Independente do nível do desconforto doloroso, a dor causada pelo bruxismo afeta a qualidade de vida, sono, alimentação e atividades diárias. Um problema comum e que aparece de forma lenta, retardando a busca por ajuda pelo indivíduo afetado pelo problema.

Como a placa de bruxismo funciona no tratamento da dor?

A placa de bruxismo funciona no tratamento da dor de várias formas. A mais importante delas é protegendo os dentes contra desgastes e fraturas.

Mas existem outras formas, como a desprogramação neuromuscular de apertamento dos dentes, ajudando a reduzir lesões musculares e hipertrofia dos músculos mastigatórios, incluindo os da cabeça e do pescoço.

Além disso, a placa também ajuda a corrigir a posição da mandíbula ao ser utilizada diariamente, promovendo um posicionamento mais adequado das estruturas articulares da ATM.

Os tipos de placas de bruxismo para tratamento da dor.

Existem tipos diferentes de placa de bruxismo para o tratamento da dor orofacial. Eles podem variar conforme o material e o desenho, e possuem indicações específicas para cada situação.

Rígidas

A placa de bruxismo rígida é feita com materiais duros, como o acrílico. Além de mais duráveis e eficientes na proteção dos dentes, elas oferecem estabilidade de contato entre as arcadas dentárias, algo indispensável no tratamento do bruxismo severo.

Macias

Feitas em silicone, as placas macias são flexíveis e confortáveis de usar. Mas as vantagens ficam por aí, já que elas só podem ser utilizadas por um período curto de tempo, como no tratamento dos surtos de bruxismo por ansiedade.

Pré-fabricadas

As placas pré-fabricadas, apesar de populares devido ao seu baixo preço, não são recomendadas devido a sua débil adaptação aos dentes e ao seu contato impróprio com os dentes da arcada oposta, trazendo riscos elevados à saúde como dores de cabeça e na face.

Como usar a placa de bruxismo no tratamento da dor?

A dor associada ao bruxismo, na maioria dos casos, é espontânea e pode atingir níveis elevados. Seu uso recomendado é durante à noite, quando o bruxismo é mais intenso e frequente. Nos casos de surto do bruxismo, ou mesmo no bruxismo mais severo, a placa pode ser utilizada durante o dia até que os sintomas dolorosos cessem.

Resultados: a eficácia da placa de bruxismo no tratamento da dor

A placa de bruxismo é eficaz no tratamento da dor. Confeccionada de forma correta e conforme indicada pelo dentista, ela reduz significativamente as dores na cabeça, face e pescoço.

O mecanismo de ação da placa de bruxismo no tratamento da dor é amplamente estudado. Ela age, principalmente, reduzindo a tensão muscular dos músculos mastigatórios, o que contribui para o tratamento de lesões musculares como contraturas e luxações, características do bruxismo severo.

A placa de bruxismo deverá ser usada por toda a vida?

Não existem científicos conclusivos sobre o período de tempo, ao longo de dias, meses ou anos, de uso das placas de bruxismo. O que se sabe é que o bruxismo não tem cura, e o uso da placa pode ser importante para uso durante períodos superiores a anos, principalmente nos portadores do bruxismo severo.

Dor associada ao bruxismo é mais prevalente em indivíduos com ansiedade

A ansiedade é mais prevalente em portadores do bruxismo do que em indivíduos saudáveis. Da mesma forma, existe uma maior prevalência de dor associada ao bruxismo nestes indivíduos.

A ansiedade atua de várias formas dando início ou causando dores na face. Além da liberação de fatores humorais, ela intensifica a ação dos músculos da face, cabeça e pescoço.

Tríade de tratamento da dor por bruxismo: placa de bruxismo, dieta macia e uso de compressas mornas

O tratamento padrão para a dor associada ao bruxismo requer a adoção de três medidas: uso diário da placa de bruxismo, adoção de dieta macia e uso de compressas mornas associadas ou não ao uso de medicamentos.

A combinação destas medidas pode ser utilizada por até 7 dias, enquanto perdurarem as dores mais intensas. A dieta macia requer o consumo de alimentos macios, que evitam o esforço muscular de músculos que podem já estar lesionados.

As compressas quentes aceleram o processo inflamatório e trazem conforto muscular. Além disso, quando associados a analgésicos ou antiinflamatórios, facilitam a penetração e ação destes medicamentos nos tecidos musculares.

Tratamentos alternativos da dor causada pelo bruxismo.

A fisioterapia é amplamente utilizada no tratamento da dor associada ao bruxismo. Indicada como auxiliar à placa de bruxismo, tem ação importante no tratamentos das lesões musculares já instaladas, além de outras funções, como no tratamento da limitação de abertura da boca.

Outra alternativa, como terapia complementar, são as medidas de combate à ansiedade, como uso de medicações e pratica de atividades esportivas relaxantes.

Obrigado por consumir nosso conteúdo!

Se você gostou desse tema, compartilhe com seus colegas de profissão.

Queremos ouvir você! Quais temas você deseja ler aqui no blog Laboratório GR?