A cada ano que passa as tecnologias tanto para a gestão odontológica, quanto para a própria Odontologia, são melhoradas.
Manter-se atento não somente a essas novidades, como também às tendências que estão chamando mais a atenção do público, é de grande ajuda para realizar um melhor atendimento e atrair e fidelizar mais pacientes.
Em qualquer área aqueles que estão sempre atentos às mudanças e novidades do mundo e buscam pela inovação e informação, ganham destaque, ficam à frente e se diferenciam dos demais profissionais.
Para você ter uma ideia, um levantamento da Research and Markets revelou que o setor de odontologia deve movimentar, a nível global, cerca de R$ 181,16 bilhões até o ano de 2023.
As tendências odontológicas com certeza revolucionam sua prática e diversificam seus serviços. Acima de tudo, essas novidades para o próximo ano e mudanças prezam por melhorias na saúde para todos os pacientes que confiam em seus cuidados.
Dessa maneira, separei ao longo desse texto as principais tendências odontológicas para 2023. Assim, você já começa a preparar sua clínica ou consultório e já garante um bom início de ano para seu negócio.
O uso de braquetes nos aparelhos ortodônticos tendem a causar um certo desconforto nos pacientes referente a aparência. Portanto, o aparelho ortodôntico invisível torna-se uma das melhores tendências odontológicas digitais para atrair pacientes em sua clínica em 2023.
Na realidade, esses modelos são construídos por meio de um mapeamento em 3D na boca. Dessa maneira, esse processo se torna essencial, já que garante que o paciente passe por todas as fases do processo de forma correta.
Leia mais: Ortodontia: o que é, qual a situação no mercado e como ter sucesso nessa especialidade odontológica
Além disso, outro ponto de grande importância é que o dentista pode observar o resultado antes mesmo do fim do tratamento.
Outras das muitas vantagens do uso de alinhadores invisíveis é que a limpeza e a manutenção são mais simples, já que ele pode ser removido antes das refeições, por exemplo.
Nesse sentido, manter a higienização da boca em dia é muito mais simples, sem contar que é esteticamente mais bonito e não machuca a boca com pontas ou fios no equipamento.
Conhecido também como escaneamento intraoral, a modelagem digital procura facilitar e agilizar o atendimento aos pacientes durante a consulta. Então, esse procedimento está cada dia mais presente nas clínicas odontológicas.
O escaneamento intraoral consiste em um método que utiliza a câmera scanner para produzir imagens 2D ou 3D da boca dos pacientes. Portanto, é capaz de digitalizar toda a arcada dentária.
Além disso, essas imagens possuem ótima qualidade e são de grande ajuda na hora de criar restaurações e próteses ou realizar outros tratamentos.
Por fim, a modelagem digital também pode ser utilizada para criação de aparelhos ortodônticos, então unir as duas tecnologias é uma ótima maneira de se destacar com os seus serviços em 2023.
Essa tendência só se encontra no mercado como uma especialização odontológica há poucos anos. Por conta disso, o número de especialistas nessa área ainda é baixo e as oportunidades para novos dentistas são grandes.
A harmonização orofacial busca o equilíbrio entre a relação estética e funcional do rosto e sorriso do paciente. Por meio de procedimentos que se encontram cada vez mais em alta, é possível corrigir assimetrias e melhorar algumas proporções faciais de pacientes, contribuindo para o bem-estar, a saúde e a autoestima.
Além da harmonização orofacial fazer parte das tendências odontológicas de 2022, a tecnologia que auxilia nesse procedimento também está se destacando. Ela é essencial para aproveitar ao máximo essas oportunidades.
Um importante exemplo é o módulo de harmonização orofacial do Dental Office, que permite o controle de todo o processo com mais agilidade e maior satisfação dos pacientes. Com esse módulo, sua clínica pode contar com:
Agilidade e eficiência nos processos pela digitalização;
Facilidade de planejamento ao poder ver digitalmente a imagem da face ou músculos para marcar procedimentos;
Fotos capturadas em tempo real para o acompanhamento da evolução do paciente;
Informações organizadas e agrupadas, tanto dentro de sua equipe quanto com o paciente;
Sistema adequado para sua clínica com alterações e adequações aos processos realizados.
Com a crescente busca por procedimentos estéticos dentários diferenciados, uma grande aposta para clínicas odontológicas é investir em produtos como a prótese de zircônia.
Ela é um tipo de porcelana que se destaca pelo seu brilho e sua resistência, não é à toa que os fabricantes passaram a desenvolver a prótese com o material.
Além disso, outros benefícios da zircônia são a ausência de tonalidade acinzentada e sua coloração mais similar ao branco leitoso dos dentes, que não sofre alteração com o passar do tempo.
Isso sem falar na durabilidade da prótese e na pequena incidência de desgastes. Assim, torna-se uma das técnicas mais recomendadas quando o assunto é reabilitação completa, o que garante um sorriso natural para o seu paciente e mais satisfação com os seus serviços.
Não dá para falar em odontologia digital e não mencionar laserterapia, que consiste no uso de laser de baixa potência em tratamentos odontológicos.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) certificou o uso dessa técnica, que atualmente pode ser utilizada e aplicada nas mais diversas áreas e especialidades da odontologia.
Sendo assim, a laserterapia é indicada, em sua grande maioria, para aceleração do processo de cicatrização, redução de inflamação e diminuição de analgesia.
Portanto, tratamentos com laserterapia costumam ser empregados no pós-operatório para controlar a dor do paciente e ajudá-lo a estimular a recuperação e diminuir outros riscos.
Dessa forma, funciona de maneira coadjuvante com outros tratamentos e auxilia em:
Tratamento periodontal
Hipersensibilidade dentinária
Tratamento de aftas/úlceras e demais lesões na mucosa
Procedimentos de harmonização orofacial
Entre outros
O telemonitoramento foi uma das novidades mais úteis durante a pandemia, pois permitiu a segurança do isolamento social enquanto a saúde permitia o acompanhamento e o atendimento de forma online.
Isso aconteceu inclusive em pré-consultas de diagnóstico da covid-19, em que pacientes realizavam a teleconsulta para identificar os sintomas e verificar as chances de ser a doença.
Dessa maneira, pacientes adoecidos que apresentavam sintomas que não caracterizam a enfermidade não eram expostos ao risco de pegar o vírus nos ambientes de saúde.
Já na Odontologia, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), aprovou a resolução CFO-226, que permite o exercício da profissão à distância. Com isso, muitos dentistas passaram a orientar seus pacientes por meio de videochamadas, tanto na pré quanto na pós-consulta.
O novo perfil de pacientes está cada vez mais digital, por isso, a oportunidade de diversificar seu atendimento com qualidade por meio de uma tecnologia inovadora pode garantir o sucesso de sua clínica odontológica.
Assim como a modelagem digital, a câmera intraoral é outro equipamento que permite uma maior visualização da região oral para os cirurgiões dentistas.
Ou seja, leva alta tecnologia para as clínicas odontológicas, uma vez que a grande maioria dos modelos disponíveis no mercado possuem capacidade de transmitir ao vivo e capturar imagens e vídeos.
A câmera intraoral possui muitas funções que melhoram ainda mais os resultados dos atendimentos e dos tratamentos, como as opções de foco, zoom, controle e intensidade da luz.
Sendo assim, essa ferramenta facilita ainda mais a análise clínica, o diagnóstico e o acompanhamento da evolução dos tratamentos odontológicos.
Também é um equipamento leve e de fácil manuseio, podendo ser utilizado diariamente e aumentando a atração de pacientes ao passar mais credibilidade e confiança na execução dos tratamentos.
As operações também são profundamente beneficiadas com a odontologia digital. Um dos principais exemplos disso é o aumento da possibilidade das chamadas cirurgias guiadas.
Sendo assim, essa modalidade vem sendo utilizada principalmente em reabilitações com implantes osseointegráveis.
Porém, para que esse procedimento seja utilizado, é necessário que seu paciente realize exames como tomografia e scanner intraoral.
O uso dessa técnica é de grande importância para pessoas com total desdentamento, tanto na mandíbula quanto na maxila. Mas, também pode ser utilizada para aqueles que são desdentados parcialmente, seja por dentes unitários ou múltiplos.
Dessa maneira, é possível realizar a cirurgia no paciente sem incisões e deslocamento de fibromucosa, o que diminui consideravelmente o sangramento.
Além disso, suturas não são necessárias, o que torna a cirurgia guiada minimamente invasiva. Assim, o procedimento consiste em fazer apenas uma pequena incisão no local onde você fixará o implante.
Uma das grandes novidades para o próximo ano da odontologia é, com toda certeza, o planejamento digital do sorriso.
Trata-se de um procedimento voltado para a odontologia estética, mas que faz total diferença no sorriso do paciente e na sua fidelização.
Por meio das câmeras intraorais, o dentista tira fotos internas da boca dos pacientes. Sendo assim, com essas imagens é possível analisar todas as características do seu sorriso de forma minuciosa.
Além disso, é possível realizar uma simulação de como o sorriso ficará de acordo com o procedimento realizado. Vale a pena lembrar que esse planejamento pode ser feito em qualquer tratamento:
Implantes dentários
Aparelhos ortodônticos
Lentes de contato
E muito mais
Já pensou em ter acesso a todas as informações do seu paciente, incluindo as fichas de anamnese, exames e histórico sem precisar procurar em inúmeras pastas e gavetas?
Ao adquirir um prontuário eletrônico tudo isso fica a um clique de distância, podendo ser acessado de qualquer lugar com acesso a internet. Além disso, você mantém os dados sensíveis de seus pacientes em total segurança.
Dessa maneira, você se livra do tempo perdido procurando e organizando os prontuários de papel antes da consulta, tornando seus atendimentos mais ágeis, organizados e eficientes.
Com um prontuário eletrônico eficaz, é possível ter acesso a:
Além disso, ele pode ser acessado de qualquer lugar, tanto pelo computador, quanto por outros dispositivos como tablets e smartphones.
Quer atrair mais pacientes? Com toda certeza o conforto e a comodidade são o caminho. Assim, contar com uma agenda online é um grande passo para sua clínica, já que os próprios pacientes podem marcar seus horários.
No caso do Dental Office, você só precisa disponibilizar o link em seu site, nas suas redes sociais ou até mesmo enviar por e-mail. Dessa maneira, o paciente só precisa acessar o link, escolher o horário desejado e agendar a consulta.
A agenda online facilita o dia a dia de uma clínica odontológica, já que também permite que vários profissionais acessem as informações de forma simultânea.
Além disso, organiza todos os atendimentos com cores diferentes, de acordo com o status, divisão por dentistas e controle.
Outro ponto importante é que, assim como um prontuário eletrônico, você pode acessá-la de onde estiver, tendo total controle de atendimentos e faltas, além de enviar alertas de retorno para aumentar a fidelização de pacientes.
Por fim, você também pode integrar sua agenda online com o WhatsApp Business para realizar a confirmação de consultas, reduzir o número de faltas e melhorar o relacionamento com seus pacientes. Isso tudo por meio de confirmações autorizadas de consultas e retornos com mensagens prontas de envio automático.
Agora, se você deseja reunir tudo o que envolve sua gestão em um só lugar, não existe nada melhor do que um software feito especialmente para gestão de clínicas e consultórios odontológicos.
Com isso, você e sua equipe têm muito mais tempo para focar no que realmente importa: a qualidade do atendimento desde a recepção até as consultas.
Aposto que em algum momento você ouviu falar no ChatGPT, mas você sabe o que é essa ferramenta? E o melhor, como dentistas poderão usufruir dela?
O ChatGPT nada mais é do que um algoritmo baseado em Inteligência Artificial (IA), e pode se tornar o maior concorrente do Google futuramente. Foi projetado para gerar respostas semelhantes às humanas para consultas, numa espécie de bate papo.
Sua base de dados é a internet, e com isso a IA pode entender e gerar respostas para uma ampla gama de tópicos, incluindo na odontologia, onde os dentistas podem usar chatbots com inteligência artificial, como o ChatGPT, para melhorar a experiência do paciente, reduzir o tempo de espera e fornecer melhor acesso às informações.
O ChatGPT pode ser usado em uma ampla gama de aplicações no campo da odontologia. Separamos algumas das possibilidades que essa ferramenta oferece para dentistas e seus negócios.
No geral, o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para os dentistas melhorarem a comunicação, aumentarem a eficiência de suas clínicas e aprimorarem a experiência do paciente.
Estar antenado nas principais tendências para a odontologia em 2023 é essencial para proporcionar a melhor experiência para o seu paciente e para fortalecer o seu negócio.
Esperamos que esse post tenha te ajudado a perceber o que é tendência, e como você pode usufruir disso para ter uma clínica cada vez mais moderna.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar com os amigos e colegas de profissão, e com a sua equipe. Aproveite a visita no nosso blog e confira outros posts também.
Obrigado por consumir nosso conteúdo!
Se você gostou desse tema, compartilhe com seus colegas de profissão.
Queremos ouvir você! Quais temas você deseja ler aqui no blog Laboratório GR?